21 32533235

O Vinho uruguaio, a uva Tannat e a nossa feijoada

Por Luis Augusto

 laprj2@yahoo.com.br

 

Quando pensamos em comprar um vinho, imediatamente vem em nossa mente adquirir um bom vinho, aquele de boa qualidade e bom preço, ou seja, procuramos o famoso “custo x benefício”

Assim, normalmente, como é de praxe, recorremos aos vinhos da Argentina e do Chile.        Por estarem próximos a nós e também por estarem ligados ao Mercado Comum do Sul             ( Mercosul ),  seus preços estão num patamar mais acessível  ao nosso bolso do que os vinhos do velho mundo.

Entretanto, as vezes,  esquecemos que bem pertinho de nós, fazendo fronteira com o nosso Brasil, inclusive, existe um pequeno país que produz vinhos de muito boa qualidade e preço muito justo que é o Uruguai.

Com influências oceânicas, e estações climáticas bem definidas, o Uruguai produz vinhos de sabor e aromas contagiantes, principalmente, quando esses vinhos são elaborados com a uva Tannat, a maior expressão no País.

A casta Tannat, é de origem francesa, proveniente do Madiran, sudoeste da França. É rica em polifenois (antioxidantes benéficos para nossa saúde), mas é aqui no Uruguai que ela  encontrou o seu melhor habitat.

No Uruguai a uva Tannat gera um vinho macio, rico, profundo e concentrado tanto em cor quanto em taninos diferentemente dos vinhos rústicos produzidos em sua terra de origem.  

De aromas complexos, frutas vermelhas e especiarias quando jovem, couro, baunilha e chocolate quando evoluídos  os vinhos  de Tannat são de boa acidez e firme adstringência,

E acreditem, para os amantes de uma boa feijoada, é uma ótima opção para uma harmonização plena, em função da sua estrutura  e da sua acidez elevada, o que favorece ao combate  à gordura  deste prato.

A minha dica é o vinho PADRE BARRETO  TANNAT, do produtor Bruzzone Y Sciutto da região de El Carmen em Durazno (DO) , no Uruguai, trazido para o Brasil pela Grenache importadora.

Trata-se de um vinho rico em taninos, persistente, aromático, intenso e profundo com final de boca longo e agradável.

Saúde,

Bons Vinhos e Até Breve!

Av das Américas, 12300, sala 148, Blue Center - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
21 32533235 / 21 3217 7501
sac@grenache.com.br

© Grenache 2018 | Todos os direitos reservados.
Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador